Clinica Frezs Serviços Médicos

Clinica Fresz Serviços Médicos | Administradora Marcia Fresz - CRM 5260130-4

Clinica Fresz Serviços Médicos | Administradora Marcia Fresz CRM 5260130-4

5 dicas para manter sua saúde em dia

Manter a saúde e bem estar em dia é ideal para quem deseja viver com qualidade! Entre os cuidados e hábitos que são imprescindíveis para cuidar bem do corpo e da alma estão praticar exercícios físicos regularmente, alimentar-se bem e não esquecer do descanso.

Logo abaixo você confere as 5 dicas para manter a sua saúde em dia:

1- Pratique exercícios físicos regularmente

Quer manter a saúde em dia? A regra é clara: exercite-se regularmente! Ao praticar alguma atividade física de três a cinco vezes por semana você fica menos estressado, controla seu peso e reduz o risco de desenvolver câncer e outras doenças crônicas, como pressão alta.

Mesmo quem tem restrições de saúde e não pode praticar exercícios mais pesados pode caminhar, fazer pilates ou alguma outra atividade de baixo impacto. Para fazer efeito, é essencial ter em mente são necessários, pelo menos, 150 minutos de exercício por semana.

Outro ponto importante: antes de se matricular na academia não deixe de consultar um cardiologista e/ou clínico geral para se certificar que não tem nenhuma restrição para a prática de exercícios.

2- Tenha uma boa alimentação

O cuidado com o que vai ao seu prato é um dos pontos centrais para alcançar uma maior qualidade de vida. O segredo da alimentação saudável é sempre ter um prato colorido, variado e equilibrado.

Manter um bom consumo diário de frutas, verduras, carboidratos integrais, proteínas e gorduras boas ajudam a evitar doenças como infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico (AVE), câncer, hipertensão, diabetes e alterações do colesterol.

Dicas simples como levar alimentos de casa para o trabalho, fazer pequenos lanches entre as refeições maiores, consumir carnes brancas e alimentos ricos em gorduras boas e em especial o Ômega 3, como castanhas, nozes, amêndoas e peixes de águas profundas, além de evitar o consumo de frituras, doces, sódio e manter um consumo de pelo menos 2 litros de água por dia ajudam a prevenir estes agravos à saúde e manter uma melhor qualidade de vida.

3- Evite hábitos nocivos que prejudiquem sua saúde

Fumar e beber em excesso são hábitos que podem comprometer todos os seus esforços para manter a saúde em dia.

Ao ser ingerido em demasia, o álcool pode atrapalhar sua concentração, além de sobrecarregar o fígado.

Não é preciso abrir mão da taça de vinho no jantar. No entanto, beber em excesso deve ser evitado a todo custo, mesmo em ocasiões especiais, como uma viagem em família.

Já em relação ao fumo, não tem meio termo: parar é passo essencial para manter a saúde em dia. Um simples cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas.

Além disso, câncer de pulmão, boca, esôfago e garganta tem ligação direta com o tabaco. Mesmo fumantes passivos devem ficar alertas: a convivência direta com quem fuma aumenta suas chances de desenvolver problemas respiratórios e, até mesmo, algum tipo de câncer.

4- Durma bem

Nada melhor do que chegar em casa após um longo dia, dormir profundamente e acordar renovado no dia seguinte. Mas o sono não assume apenas esse papel revigorante, ele tem diversas outras funções essenciais para o nosso organismo.

Dormir menos que o recomendado (6 a 8 horas em média) ou acordar diversas vezes durante à noite em decorrência de distúrbios como apneia do sono e insônia prejudicam o bom funcionamento do organismo.

Medidas como deitar-se sempre no mesmo horário, não realizar nenhuma atividade que cause estimulação cerebral como assistir televisão e navegar na internet, evitar comer alimentos pesados antes de deitar, controle da luminosidade, temperatura e travesseiros confortáveis ajudam a relaxar e consequentemente manter uma boa qualidade de sono. Se ao realizar essas medidas ainda estiver difícil dormir bem é importante procurar um especialista para avaliação.

5- Vá ao médico e faça check-up regularmente

O ponto chave que irá lhe ajudar a cuidar da saúde é realizar acompanhamento médico, a maioria das doenças crônicas é assintomática, portanto a necessidade da realização de exames rotineiramente. Essa prática contribuirá para um diagnóstico detalhado sobre o funcionamento do seu organismo.

O recomendado é fazer pelo menos um check-up anualmente, mas para portadores de doenças, essa periodicidade pode ser reduzida de acordo com a orientação médica.

Precisando de atendimento confira as especialidades de atendimento da Clínica Fresz

A Clínica Fresz possui 20 anos de experiência com profissionais qualificados nas mais diversas especialidades médicas.

× Marque sua Consulta